Perguntas Frequentes

Qual o objetivo do site?
O site foi desenvolvido para otimizar os pedidos da Cesta da Reforma Agrária do MST no Armazém do Campo. A Cesta é composta pela produção que leva a marca do Terra Crioula, alimentos agroecológicos in natura e processados, que são produzidos pelos coletivos de produção e comercialização nos assentamentos da Reforma Agrária Popular do Estado do Rio de Janeiro. Assim como produtos agroindustrializados das cooperativas de outros estados do país.

 

O que é preciso fazer para realizar a compra da cesta?
O primeiro passo para garantir sua cesta da Reforma Agrária do MST é se registrar no sistema, criando uma conta com: nome de usuário e e-mail, na aba “Minha Conta”. Assim, será gerada automaticamente uma senha que será enviada para o e-mail cadastrado no site. Esta senha será usada no momento em que o/a cestante for finalizar a compra da cesta, e poderá ser substituída caso ele/a ache necessário.

 

Como proceder em caso de perda ou esquecimento da senha?
Quando o/a cestante clica em “Finalizar Compra”, no site da Cesta da Reforma Agrária, seu pedido é encaminhado para uma página de finalização onde deve inserir seus dados registrados no site. Caso o/a cestante cadastrado/a tenha perdido sua senha, deve clicar na pergunta:
Perdeu sua senha?
E nesta mesma página informar seu nome de usuário ou e-mail. Desta forma, será enviado um link por e-mail para que o/a cestante possa criar uma nova senha.

 

Por que é necessária a aprovação do registro de novos usuários?
Como o sistema funciona a partir de pedidos sem o pagamento antecipado, caso não houvesse a conferência sobre a veracidade dos usuários, seria possível fazer pedidos falsos, esgotando rapidamente os produtos disponíveis, prejudicando, assim, os cestantes regulares. Além disso, estes produtos seriam enviados pelos coletivos dos assentamentos para o Espaço Terra Crioula e não serem buscados, podendo estragar e gerando prejuízo para os assentados e assentadas que tiveram gastos para produção e logística e contavam com aquela venda.

 

Vocês entregam? Quais os valores de entrega?
Entregamos com os seguintes valores, e somente nos seguintes bairros:

(Região A) R$7,00: Centro, Castelo, Cinelândia , Lapa, Cruz Vermelha, Rua Riachuelo, Bairro de Fátima.

(Região B) R$10,00:  Catete, Gloria, Largo do Machado, Santa Teresa, Botafogo, Flamengo, Laranjeiras, Cosme Velho e Avenida Presidente Vargas.

(Região C ) R$15,00: Gamboa, Pedra do Sal, Rio Comprido, Catumbi, Cidade Nova, Santo Cristo e Estácio.

(Região D ) R$15,00: Praça da Bandeira, Afonso Pena, Copacabana e Leme.

(Região E ) R$18,00: Tijuca/ Saens Peña e Maracanã.

(Região F ) R$20,00: São Cristóvão, Quinta da Boa Vista, Uruguai, Humaitá, Ipanema, Sacopã, Peixoto, Urca, Leblon, Lagoa, Jardim Botânico e Gávea   

(Região G ) R$22,00: Grajaú, Andaraí, Vila Isabel e Méier.

 

Por que nem sempre tem disponível para venda o produto que eu quero comprar?
A produção dos assentamentos e acampamentos da Reforma Agrária no Estado do Rio de Janeiro, se dá de forma agroecológica, fortalecendo os processos sociais de organização coletiva de produção e comercialização dos assentados e assentadas. Dessa maneira, procura-se produzir em equilíbrio com a natureza, respeitando o ciclo natural do plantio de verduras, frutas e legumes, sem o uso de substâncias como agrotóxicos e fertilizantes químicos, que prejudicam o meio ambiente. Além disso, algumas vezes podem ocorrer perdas de produção por conta de questões naturais.

 

Já fiz pedido da Cesta da Reforma Agrária. Preciso fazer cadastro no novo site?
É necessário que, mesmo já conhecendo e tendo participado de outras formas de comprar a Cesta da Reforma Agrária, o/a cestante realize registro no novo site.

 

Por que é necessário um valor mínimo para a compra da Cesta da Reforma Agrária?
O valor mínimo é usado para garantir os custos mínimos de deslocamento, logística e demais custos de produção e de trabalho para que os produtos venham dos assentamentos e sejam oferecidos para o cestante. Ou seja, trabalhamos com a ideia de preço justo para quem produz e quem compra.

 

Fiz meu pedido mas não recebi o e-mail de confirmação. O que fazer?
Caso não receba em sua caixa de e-mails o recebimento da confirmação do seu pedido verifique na caixa de spam, ou entre em contato conosco pelo whatsApp: (21) 99702-9303 .